O que fazer com o óleo que sobrou depois de fritar todas as coxinhas da festa de aniversário do seu filho ou depois de fazer um peixe frito para o almoço do sábado? Muitas vezes, reutilizamos o óleo em novas frituras, mas chega um momento em que não há mais possibilidade de reutilização para culinária.
Jogar na pia nem pensar! Para se ter uma ideia, quando jogamos um litro de óleo pelo ralo, além de entupir a pia, ele é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Mas o que fazer com esse óleo para evitar a poluição dos recursos naturais?
Sabão caseiro
Já pensou em fazer seu próprio sabão em barra? Abaixo, você encontra o passo-a-passo para fabricar o seu, de modo caseiro e econômico:
Materiais que você vai precisar:
- 1 litro de água;
- 2 litros de óleo de cozinha usado e coado, para retirar os excessos de resíduos de alimentos;
- 500g de soda cáustica;
- sabão líquido – para deixar o material final mais macio (a quantidade que quiser);
- sabão em pó – para fazer espuma (a quantidade que quiser);
- um pedaço de madeira ou colher de pau longa, para mexer;
- um balde de plástico;
- uma assadeira retangular;
- um saco de lixo para forrar a assadeira.
Observação:
- Seja muito cuidadoso com o uso de soda cáustica. Para isso, utilize luvas, avental, máscara, óculos protetor e esteja de sapato fechado. Isso evita que respingos e gases tenham contato com sua pele, narinas e olhos;
- Lembre-se, também, de não utilizar nenhum utensílio ou equipamento de metal, que reage com a soda cáustica (por esse motivo usa-se um saco plástico para forrar a assadeira);
- Faça o processo em ambiente arejado, longe da luz solar e evite a presença de crianças.
Vamos ao preparo:
- Coloque a água para aquecer;
- Retire antes de ferver;
- Adicione a soda cáustica no balde;
- Adicione a água vagarosamente na soda cáustica (cuidado com respingos e com os gases);
- Mexa bem para dissolver a soda cáustica;
- Coloque o óleo;
- Adicione sabão em pó;
- Adicione sabão líquido;
- Mexa por 40 minutos ou até a massa engrossar;
- Forre uma assadeira com saco de lixo;
- Despeje a massa na assadeira;
- Deixe secar por dois dias no sol para endurecer;
- Corte o sabão e só utilize-o depois de 10 dias.
Reciclagem
Outra opção, muito bem-vinda, é destinar o seu óleo usado às entidades, ONGs e empresas que fazem a coleta e transformação desse óleo. Hoje, existem diversos pontos de recebimento, mas antes de enviar é bom lembrar-se de usar um recipiente com tampa, uma garrafa pet, por exemplo.
A Porto Seguro tem pontos de coleta de óleo que auxiliam você a destiná-lo para reciclagem. Esse material será encaminhado para a produção de biodiesel (um combustível automotivo menos poluente). Antes de dirigir-se até um dos pontos, certifique-se de seguir os procedimentos indicados aqui:
Separe uma garrafa PET para a coleta do óleo;
Atenção: espere o óleo esfriar para depois acondicioná-lo na garrafa;
Quando a garrafa estiver cheia, leve-a a uma sucursal Porto Seguro e deposite no display de coleta. A garrafa, assim como o óleo, também será reciclada.
Residência Mais Segura
O Residência Mais Segura é um programa do Porto Seguro Residência, que tem como objetivo levar informação ao público, atuando na prevenção de acidentes domésticos, principalmente com crianças e idosos, e oferecendo dicas de sustentabilidade e de proteção ao imóvel.